Bispos do Rio de Janeiro se manifestam sobre a dengue no Estado do Rio

09/ABR/2008

“Desejamos, unidos pela compaixão de Cristo, manifestar a respeito da dengue, a nossa mais sincera solidariedade com todas as pessoas marcadas pelo sofrimento dessa doença que se tornou uma epidemia”. A afirmação está no ronunciamento dos bispos do Estado do Rio de Janeiro divulgado nesta quarta-feira, 9, durante a Assembléia da CNBB em Indaiatuba (SP).

“Impressiona-nos o fato de que, nos últimos anos, vimos nos deparando com surtos da doença, cujos números, em ritmo ascendente, exigiam atitude firme e imediata, especialmente das autoridades competentes, para que se evitasse a epidemia”.

Ao mesmo tempo em que reconhecem o esforço do poder público para estancar a epidemia, os bispos lamentam o “espetáculo de recíprocas acusações” dos poderes municipal, estadual e federal, “em lugar de assumirem a própria responsabilidade e comprometerem-se diretamente para a solução do problema tomando as devidas providências”.

Ao final, os bispos se colocam à disposição “em favor desta batalha contra a epidemia” que está se “configurando como uma verdadeira emergência sanitária nacional”.

Leia a íntegra da nota em http://www.cnbb.org.br/index.php?op=noticia&subop=17550.