Dízimo IV

Publicado por: Paróquia São Marcos

Dízimo IVEu coordeno um grupo de oração na minha Igreja. Estou dispensado de devolver o Dízimo?

Não! Não está dispensado. O Dízimo foi instituído por Deus e é a forma que a Igreja adota nos tempos atuais para poder realizar sua missão evangelizadora. Ninguém pode se omitir deste gesto na comunidade, porque é o sinal concreto de participação nas suas necessidades materiais. Os grupos de oração devem ser ajudados pelos seus membros em forma de doações, ofertas, colaborações, ajuda, etc...

Por que dando o Dízimo na Igreja estarei também praticando a caridade?

Quando sua comunidade acolhe uma pessoa necessitada, um doente, uma família com dificuldade ou qualquer pessoa que precisa de ajuda, está praticando a caridade através da ação social, e você devolvendo o Dízimo estará praticando a caridade junto com a comunidade.

Para onde vai o dinheiro do Dízimo?

O dinheiro do Dízimo é utilizado para atender as necessidades materiais da comunidade, conforme as finalidades: religiosa, social e missionária.

   Finalidade Religiosa: É com o dinheiro do Dízimo que a comunidade atende a todas as despesas. Por exemplo: compra de materiais litúrgicos, velas, vinho, hóstias, toalhas para o altar, livros, folhetos para acompanhar a liturgia e os cantos, materiais de limpeza, pagamentos de água, luz, telefone, salário da secretária e outros auxiliares, salário do padre, materiais de escritório, manutenção da Igreja, salas de catequese, etc...

    Finalidade Social: A finalidade social do Dízimo corresponde às despesas com auxílio aos pobres, atendimento aos doentes, aos desamparados, atendimento aos idosos, crianças abandonadas, cursos de promoção humana e social, etc... Quando eu devolvo regularmente meu Dízimo na Igreja e ela acolhe um irmão necessitado, o meu Dízimo está acolhendo Jesus. Ele mesmo disse: “Todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes”. (Mt 25,40). Vale a pena devolver o Dízimo, não é mesmo?

    Finalidade Missionária: Com o dinheiro do Dízimo é possível fazer investimentos em cursos de formação de lideranças para as paróquias e comunidades, formação de catequistas, promover retiros, encontros de formação, etc... Colaboração na formação de padres, com ajuda aos seminários, formação e auxílio às atividades missionárias, gastos com missões populares, etc... Para manter a tantas necessidades, a Igreja pede o Dízimo de todos os seus fiéis e ninguém pode negar este gesto santo e sagrado. Se você devolve o Dízimo conscientemente na sua comunidade você se torna um evangelizador, porque está sustentando a obra evangelizadora da Igreja. Quando a sua comunidade envia um missionário e onde este missionário estiver trabalhando, você estará com ele e terá os mesmos merecimentos dele, porque através do seu Dízimo você permitiu que ele fosse evanglizar.

Por que o Dízimo é uma experiência de fé?

A Palavra de Deus não deixa nenhuma dúvida, Dízimo é uma forma de experimentar o grande amor que Deus tem para todos aqueles que confiam na sua Palavra e nos seus ensinamentos, como nos diz a Sagrada Escritura: “Façam a experiência comigo, diz o Senhor”. (MI 3,10). Deus convida a cada um de nós para fazermos esta experiência de amor para com Ele. Quantas pessoas já fizeram hoje são felizes, porque acreditaram na Palavra de Deus e nesta experiência de amor!