Dízimo II

Publicado por: Paróquia São Marcos

Dízimo IIQuem está dispensado de devolver o Dízimo?

Ninguém está dispensado. A Bíblia fala que todos devem reconhecer a graça de Deus. Quem reconhece, agradece e de acordo com as suas possibilidades deve retribuir a Deus pelo uso daquilo que a Ele pertence.

Se a pessoa é bem pobre, que nada têm, é obrigada a devolver o Dízimo?

A pessoa bem pobre que nada têm, nem para o seu próprio sustento, deve ser ajudada pela comunidade com a promoção social do Dízimo.

Eu não dou o Dízimo na Igreja porque os padres são ricos e têm uma vida boa.

Em primeiro lugar, o dinheiro do Dízimo não é para o padre e sim para a comunidade. O padre recebe apenas o seu salário e nada mais, como determina a Diocese. Em segundo lugar, se os padres têm vida tão boa, por que faltam tantos padres? Você não gostaria de ser um padre?

Se eu devolvo meu Dízimo, estou prestando um favor à Igreja?

Não. Você, devolvendo o Dízimo, não está prestando nenhum favor. Você está apenas assumindo o seu lugar na comunidade como membro responsável. Você está devolvendo a Deus o que já é d’Ele e se o Dízimo é de Deus, você não está ajudando e sim devolvendo.

Muitos católicos vão à missa todos os domingos, participam dos sacramentos e por que não devolvem o Dízimo?

Porque, muitas vezes, o apego ao dinheiro e aos bens materiais dificulta as pessoas de serem bons dizimistas. São Paulo nos adverte: “A raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. E, pela cobiça, alguns se desviaram da fé e vivem atormentados em muitas aflições”. (1Tm 6,10).


LEIA TAMBÉM

Dízimo - Parte 1

Dízimo - Parte 3