Dízimo I

Publicado por: Paróquia São Marcos

Dízimo IA partir desta edição, além da mensagem aos dizimistas, e percebendo que muitas pessoas, apesar de devolverem regularmente o Dízimo, têm dúvidas sobre o porquê do Dízimo da Igreja. Em virtude disso, vamos esclarecer em forma de perguntas e respostas o sentido e o destino do Dízimo nas comunidades, com fundamentações bíblicas para justificar sua origem no Antigo Testamento e sua evolução no Novo Testamento. São pequenos comentários que poderão ajudar a refletir um pouco mais sobre a importância do Dízimo, não como uma obrigação imposta, mas sim como um dever de cada cristão para a manutenção da Igreja. Que estas informações possam ser úteis para as comunidades levando os fiéis à reflexão e a serem mais generosos, e que essa generosidade seja uma resposta consciente ao grande amor que Deus tem por todos nós.

O que é o Dízimo?

Dízimo é a devolução a Deus, através de nossa comunidade, de uma parcela de todos os nossos rendimentos em forma de ação de graças pelo muito que d’Ele recebemos. Tudo o que temos e somos vem de Deus. Nós somos apenas meros administradores do que recebemos de sua infinita bondade. Por isso, contribui com o Dízimo é obedecer a um preceito do Senhor. “Trazei o Dízimo ao Templo do Senhor” (Ml 3,10).

Eu tenho obrigação de devolver o Dízimo?

Sim. O Dízimo é um compromisso seu, individual e intransferível, com Deus, com a Igreja e com os pobres. É uma obrigação assim como amar a Deus e aos irmãos. O amor não é imposto, a contribuição do Dízimo também não pode ser. Deve ser a própria consciência de quem ama a Igreja que determina a obrigação de ser dizimista.

Onde devo devolver o Dízimo?

O Dízimo pertence a Deus, e se pertence a Deus eu devo levá-lo à Igreja onde participo, onde eu celebro a minha fé com os irmãos da comunidade. Como está escrito: “Então, ao lugar que o Senhor, vosso Deus, escolheu para estabelecer nele o seu nome, ali levareis todas as coisas que vos ordeno: vossos holocaustos, vossos sacrifícios, vossos dízimos, vossas primícias e todas as ofertas escolhidas que tiverdes prometido por voto ao Senhor” (Dt 12,11). Algumas paróquias cobram o Dízimo através de boletos bancários, outras cobram nas casas. Isto deveria ser feito de outra forma, porque a Palavra de Deus é clara e não deixa nenhuma dúvida. O Dízimo é participação e se eu participo da minha comunidade não há porque entregar em outro lugar.

Quanto devo devolver de Dízimo?

Você deve devolver de Dízimo aquilo que o seu coração manda. Um coração agradecido saberá discernir entre 1 e 10% sobre tudo aquilo que ganhar. São Paulo escreve: “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9,7). Como Deus é bom! Ele lhe dá tudo. Tudo o que você tem vem de Deus e a Ele pertence. Seu dinheiro, seus bens, sua vida, sua família, etc... Ele apenas quer a sua resposta de amor e generosidade que deve se manifestar na comunidade.

O dizimista é abençoado por Deus?

Sim. O dizimista quando devolve o Dízimo com amor e generosidade, sempre será abençoado por Deus e este gesto torna-se uma oração de ação de graças. “Vocês vão ver se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário” (Ml 3,10).


LEIA TAMBÉM

Dízimo - Parte 2

Dízimo - Parte 3