Pai de oito filhos torna-se padre; idosa é mãe de três sacerdotes

28/MAI/2010

Na quarta reportagem da série "Sacerdotes para Sempre", você vai conhecer a história de duas pessoas, com caminhos distintos e que vivem o chamado de Deus. Um padre, que é pai de oito filhos e a mãe de três padres que um dia, quis ser religiosa.

Luiz e Terezinha moram distantes cerca de 1.750 quilômetros um do outro e nunca se conheceram. Em comum, a grande intimidade com a Igreja.

Luiz conheceu a esposa, dona Joana, ainda nos anos 60. A primeira namorada. A esposa é mãe de 8 filhos, dois já falecidos. Mas Luiz também quis ser diácono, chegou a casar dois de seus filhos.

Em 1997 sua esposa faleceu. Luiz buscou um segundo casamento, não muito convencional: ser padre.

O caso é considerado raro dentro da Igreja, mas possível. O bispo da diocese de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde mora Padre Luís, foi quem fez a ordenação. É claro que com a ordenação vieram as brincadeiras com os filhos. Padre Luiz celebrou o casamento do terceiro filho. Emoção redobrada de Wagner e Katiane.

Para quem é filho, ir até o pai é fácil. O problema, no caso deles, é chegar até o padre. Ser padre e ser pai tem peculiaridades que com o tempo todos aprenderam a distinguir.

Na cidade de Barbacena, interior de Minas gerais. Dona Terezinha, de 84 anos e os filhos seguem rumo a Igreja de São José Operário, réplica da Basílica de São Pedro, em Roma. Ir para a Missa não é novidade para eles, a vida inteira foi assim.

Mas os caminhos de Deus podem sempre surpreender nossa maneira racional de compreensão. Dona Terezinha tem três filhos padres. O mais velho é o cônego Eustáquio. Há 31 anos reza todos os dias a liturgia das horas. O Sacerdócio em nossos tempos é definido por ele como desafio.

O segundo é padre Geraldo que atua na coordenação da pastoral de Fé e Política. E, o outro, padre Paulinho foi o terceiro a entrar para o seminário. Mas engana-se quem pensa que foi por causa dos dois irmãos.

A viúva Dona Terezinha ganhou três filhos como padres. O maior presente, é a alegria da entrega deles.

Já Padre Luiz é pai de 8 filhos. A mesma satisfação.