Pensamentos de Francisco Spoto

Publicado por: Paróquia São Marcos

Estando a serviço de Deus e do próximo, a vida religiosa é necesariamente um holocausto, uma doação total. Em nós não fica nada, tudo é ofertado: os bens exeternos, o corpo, a liberdade.



Agrada mais a Deus a obediência do que todos os sacrifícios que possamos oferecer-Lhe. Quem sacrifica a própria vontade, doa tudo aquilo que possui. A obediência conduz ao martírio porque quem quer obedecer verdadeiramente em tudo, deve necessariamente sofrer no corpo e no coração.



Se deve ter presente que Cristo exercitou o seu ofício de mediador especialmente com a imolação da Sua vida no sacrifício da cruz. Ele é chamado em primeiro lugar a renovar o sacrifíciodo Calvário no mistério eucarístico. Oferece-o em nome de Cristo, sacerdote e vítima.



Entre as outras soluções prefiro a seguinte: permanecer aqui, sacrificando a mim mesmo, separando-me para sempre da minha mãe, confiante que o Cristo Crucificado curará esta ferida. Se permaneço aqui, não é por capricho ou por desinteresse, mas somente por um alto senso do dever, somente pelo interesse e polo amor à Congregação, que está prevalecendo até sobre o afeto da minha mãe.



Grande alegria nesta manhã: depois de dez dias podemos celebrar a Santa Missa e receber a Santa Comunhão. Ao Sacrifício de Cristo Redentor unamos o nosso, e renovemos as oferta da nossa vida. Alguns galhos de árvore sustentam o altar; os raios de sol que penetram entre as folhas, fazem as vezes das velas, o canto harmonioso dos pássaros substitui o órgão. A nossa comoção chega ao ápice, o Corpo de Cristo fortifica a nossa fé e nos mantém prontos para enfrentar até a morte.