Padre Tomás Maria Fusco

Publicado por: Paróquia São Marcos

Após comemorarmos os 135 anos de existências da Congregação das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue, é com suma alegria e com dever filial que agradecemos ao Bom Deus pela graça e pelos dons depositados nas mãos do Bem-aventurado Tomás Maria Fusco, que com grande docilidade ao Espírito Santo, soube fazê-los frutificar rendendo, frutos de vida, nos cinco continentes. Frutos esses que por meio, das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue, saciam jovens, crianças, idosos e todas as pessoas nas diversas circunstâncias da vida.

Padre Tomás Maria Fusco nasceu em 1831, na cidade de Pagani – Itália. Desde tenra idade soube cultivar as virtudes cristãs, dizendo ao ser interrogado sobre a roupa que gostaria de usar: “mãe a roupa que eu quero é a roupa para o céu e não a da terra”. Em outra situação, vendo um menino pobre sem camisa, tirou a sua própria camisa e a deu ao menino que sentia frio.

Ao entrar para o seminário, distingui-se dos demais seminaristas, por conseguir traduzir no dia a dia o seu amor a Jesus Crucificado e a Maria Santíssima. E assim, ao raiar da aurora do dia 22 de dezembro de 1855, é ordenado sacerdote e pela primeira vez eleva com suas mãos o Corpo de Cristo e bebe o Sangue do Divino Cordeiro.

Padre Tomás Maria Fusco, dizia: que para salvar uma alma estaria disposto a derramar todo o seu sangue. Assim, impelido pelo amor a Cristo Crucificado, fez de seu ministério sacerdotal, um dom a Igreja. Ele tinha o coração fixo em Deus e os olhos voltados para a necessidade dos homens.

Eis algumas de suas obras:

- Abriu uma escola para crianças pobres em sua própria casa.

- Para os sacerdotes, abriu uma escola de teologia moral e fundou a Companhia do Apostolado Católico do Preciosíssimo Sangue.

- Levou aos pobres a caridade que não humilha, aos sofredores a serenidade, aos abandonados o conforto da amizade e a ajuda com bens materiais, aos pecadores o consolo e o perdão sacramental.

- Às jovens chamadas ao matrimônio e que não tinham condições financeiras, ele mesmo se encarregava de tudo o que precisavam para o casamento. Sua caridade era sem limites....

- O objeto e sua constante preocupação eram as órfãs que vivam abandonadas e sujeitas a todo tipo de perigo. Para cuidar delas, fundou a família religiosa das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue. Que hoje se encontra espalhada nos cinco continentes, atuando em: escolas, asilos, hospitais, orfanatos, missões, catequese, obras sociais e diversas necessidades de acordo com a realidade de cada país.

Exatamente à 117 anos atrás, no dia 24 de Fevereiro de 1891, Padre Tomás Maria Fusco, foi chamado à casa do Pai Eterno, consumindo assim, uma vida feita de amor a Deus e ao próximo. Como testemunham as pessoas no dia de sua morte: “Hoje morreu um santo”. Porém, ele continua vivo no coração de cada Filha da Caridade do Preciosíssimo Sangue, herdeiras da profunda espiritualidade deixada pelo seu amado Fundador e que é transmitida a todos os que tem sede de Deus.

Padre Tomás Maria Fusco... Rogai por nós!