Padre Francisco Spoto

Publicado por: Paróquia São Marcos

Padre Francisco SpotoPadre Spoto nasceu aos 08 de Julho de 1924 em Raffadali, pequeno vilarejo da região de Agrigento. Em outubro de 1936 entrou no seminário dos Servos dos Pobres, em Palermo. Demonstrou verdadeira paixão pelos estudos e pelo seu progresso espiritual seja no seminário do Bocado do Pobre, seja no Seminário Arquiepiscopal de Palermo, onde foram apreciados por seus professores e colegas os seus grandes dotes humanos e intelectuais. Aos 22 de julho de 1951, no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Palermo, é ordenado sacerdote pelo Cardeal Ernesto Ruffini. Foi professor nas escolas “bocconistas”, sempre amado pelos discípulos que dele recordam a profunda preparação, mas, sobretudo a clareza e a capacidade de síntese. Viveu todos os seus “Sim” com sorriso nos lábios e alegria no coração, plenamente consciente que Deus ama quem dá com alegria. Em 1962, dois anos antes de morrer, escrevia: “O sacerdócio deve ser a única paixão da vida, o único ideal ao qual consagrar toda a própria existência”. Aos jovens ensinava o dinamismo da santidade. A um jovem estudante de teologia escreverá: “A santidade é dinamismo, e é sobretudo para os jovens”.

No Capítulo geral de 1959, não obstante a jovem idade, tinha apenas 35 anos, era tal a estima da qual era circundado, que os coirmãos o elegeram superior geral com a dispensa da Santa Sé. No ano de 1961 foi dado início em Biringi, na República Democrática do Congo, a primeira Missão dos Servos dos Pobres e em Roma se completou a realização do “Colégio Cusmano”, para onde transferiu o noviciado e o estudantado teológico. Com ele também se abriu a casa de Vallelunga (CL) e o Centro da Pontifícia Obra Assistencial a Velletri (Roma).

No dia 04 de agosto de 1964 chega a Biringi na missão aberta dois anos antes. Foi surpreendido na República Democrática do Congo pela revolução dos “simba”, com morticínios, guerrilhas e com missões devastadas. No dia 03 de dezembro os nossos quatro missionários foram capturados, e padre Spoto conseguiu escapar, a pés descalços, vestido apenas com uma malha de verão. Exausto e sem forças por ter vagado todo o dia em meio ao denso matagal, sob uma chuva torrencial, acompanhada por trovões e relâmpagos, sem comida, sem conhecer nem o lugar nem a língua, atravessando uma verdadeira barreira de estepes e espinhos, se ajoelhou e fez a espontânea e voluntária oferta de si mesmo dizendo: “Senhor, te ofereço a minha vida, mas salva os meus coirmãos”. No dia 27 de dezembro de 1964, com apenas 40 anos, depois de muitos padecimentos, fugas e tormentos causados pelos “simba”, morreu em uma distante cabana de Biringi, em Rungu-Erira. Padre Spoto morre e os três coirmãos, dentro em breve, misteriosamente se salvam.