Os sinais do Ressuscitado

Publicado por: Paróquia São Marcos

Jesus Cristo, como sabemos ressuscitou, mas quais os sinais da sua ressurreição?

São João nos conta que ele e São Pedro foram no primeiro dia da semana no sepulcro e não encontraram o corpo de Jesus, mas os lençóis estavam postos no chão e o sudário, que estivera sobre a cabeça dele, estava dobrado a parte, viram e acreditaram na sua ressurreição, porque se o tivessem roubado, não teriam deixados os lençóis e o sudário. Depois os evangelistas nos falam de suas varias aparições.

São Paulo em 1 Cor 15,1-8 escreve que Jesus, além dos Doze, apareceu a mais de quinhentas pessoas, as quais muitas delas estavam ainda vivas. A ressurreição de Cristo é um fato testemunhado. Mas o sinal mais evidente da ressurreição de Cristo é que os Apóstolos, amedrontados no momento da condenação e morte de Jesus, depois da ressurreição dele, o testemunham em toda parte, dando a vida por Ele. Como um morto podia dar força a seus discípulos, se não que tivesse ressuscitado? E a sua ressurreição não foi uma simples reanimação dum cadáver. Jesus ressuscitado tem mais poder, entra com as portas fechadas, está num lugar e no mesmo tempo num outro lugar, dá aos seus discípulos o Espírito Santo para ter eles a coragem de testemunhá-lo até os confins do mundo, passando também de muitas tribulações e do martírio.

É sinal grande de sua ressurreição não só a conversão dum de seus maiores inimigos, Saulo de Tarso, que deveio o apóstolo São Paulo, mas de milhares de Judeus e de pagãos e enfim com o desfalque mesmo do paganismo, depois de três séculos de perseguições e mortes suportados pelos Cristãos.

A sociedade convertida ao cristianismo deixava de adorar deuses à imagem e semelhança dos homens com os seus pecados e seus vícios, para adorar o único Deus que fez os homens a sua imagem e semelhança. Esta nova sociedade deixa de praticar a impiedade para praticar a piedade, deixa de pratica injustiça para praticar a justiça e viver a fraternidade.

Certo, isso não sempre aconteceu, teve a sociedade cristã os altos e baixos de vivência coerente, mas no longo da historia teve uma evolução progressiva até chegar os seus valores de justiça, de fraternidade, de igualdade e de liberdade até todos os homens, até aqueles que se consideram ateus. Os homens que procuraram nos séculos combater contra o Cristianismo saíram derrotados. Basta lembrar, que no tempo de Napoleão, o mesmo Papa foi preso ou a persecução que os Cristãos praticantes tiveram de suportar durante o Nazismo e o Comunismo no século passado, chegando a serem muitos condenados a morte, a derrota enfim não foi do Cristianismo, mas daqueles que o combateram. Também nos dias de hoje muitos continuam, mas também força na caminhada. Ele é Eucaristia, pão dos fortes, penhor de vida eterna.