O Rosário

Publicado por: Paróquia São Marcos

O Santo Rosário, assas lembrado no mês de Outubro, é uma prodigiosa oração, para os que têm fé, já tem conseguido milagres e salvará o Brasil desta situação preocupante, como tem acontecido, se o rezarmos e meditarmos com confiança. Exemplos não faltam, lembremos São Domingos, da Ordem dos Pregadores, o dominicano que tanto pregou e conseguiu vencer a terrível heresia dos albigenses. Iconoclastas, que devastaram a Igreja e quebraram furiosamente as imagens: hoje são mais perigosos os iconoclastas que tiram dos corações despreparados a imagem da obra-prima de Deus, da Virgem Maria e sua prerrogativas de Virgem Imaculada, Mãe de Deus e nossa... A Virgem veio em socorro de Domingos (séc. XIII), ensinou-lhe o Rosário meditado, cuja oração, prodigiosamente converteu os albigenses...

São Pio V, em face da poderosíssima Armanda turca-muçulmana, devastadora e da iminente derrota dos cristãos, mandou rezar o Terço e os cristãos obedeceram: Dom João D’Austria, congregado mariano, filho de Carlos V, comandou a pequenina frota católica. Feriu-se a batalha em 7 de Outubro de 1517 contra a poderosíssima frota dos turcos otomanos, cantando vitória.

Pio V que abençoara os bravos cristãos, qual outro Moisés, não cessa de levantar as mãos aos céus, acompanhando a oração do terço dos cristãos. E apesar da fúria da maioria dos turcos no encarniçado combate, a vitória nos sorriu: fogem os muçulmanos derrotados, perdem muitos homens e navios, são libertados cerca de 25 mil homens cristãos escravizados nos porões, sendo instituída a Festa do Rosário.

Nossa Senhora de Lourdes que apareceu em 11 de Fevereiro de 1858, cujo sesquicentenário estamos comemorando, nos recomendou a oração do terço que trazia. Nossa Senhora de Salette apareceu em 19 de Setembro de 1846, com três coroas de rosas, a nos lembrar o terço. Ela nos advertiu: “se a colheita se estraga é por vossa causa”. O homem se esquece de Deus, não reza e, sobretudo, despreza os mandamentos do Senhor. O Santo Padre já nos alertou contra o materialismo, ateísmo e consumismo.

No Brasil, na Guerra do Paraguai, nos relada abalizado general Dionísio Cerqueira, à véspera da Batalha de Tuiuti – que todo o Exército rezou o Terço, vencendo a batalha em 23 para 24 de Maio d 1865: “Vencemos com heroísmo, defendemos a honra nacional, exemplo para os contemporâneos”.

Em situação de perigo iminente, dramática, em 1963, vimos um milhão de mulheres valorosas, rezando o terço pelo Brasil. E hoje, em situação preocupante, se rezarmos o Terço, seis vezes pedido por Nossa Senhora de Fátima, confiantes na mensagem da Cova da Iria, conseguiríamos novas vitórias, porque “só Ela nos pode valer como lembrou Pio XII”.

VALOR DO TERÇO

Quarenta e cinco papas já o enalteceram. Leão XIII, autor da imortal Rerum Novarum propagou e escreveu várias Encíclicas sobre o Terço e o Marianíssimo João Paulo II, congregado mariano, com cerca de 40 exortações, em 1978, nos diz que o Terço é sua oração predileta, maravilhosa concitando-nos a rezá-lo como o fazia diariamente. Nossa Senhora de Fátima em 13 de Maio de 1917 até Outubro, nos mandava rezar o Terço. E Ela nos disse: “Sou a Senhora do Rosário”, em 13 de Outubro de 1917. Paulo VI na sua excelente Exortação sobre o culto d Maria, em 1974, fez apologia do Rosário meditado, compêndio do Evangelho Cristocêntrico Eclesial, sempre autal.

Citamos ainda a “Sintese teológica d Bertran de Margerie SJ, conhecido teólogo internacionalmente, doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana, com vários diplomas de ensino em escolas superiores do mundo da Academia Pontificia Romana de São Tomás de Aquino. Recitar o rosário é deixar-se invadir pela humildade, a castidade, a paciência, a alegria de Maria, permitir-lhe que enraízem em nós aquelas disposições estáveis totalmente penetradas pelo amor sobrenatural ao seu Filho e à Igreja de seu Filho. Pelo Rosário a Mãe do Senhor, e com Ele, vem a nós e imprime Sua imagem no altar do nosso coração manchado. Senão opomos obstáculos à Graça que Ela quer alcançar, experimentamos, através do rosário, a presença de Maria e a Sua ação transfiguradora.

A recitação do rosário transforma-se assim a Deus, numa experiência mística e intima do mistério de Maria, ao mesmo tempo que nos faz participar de modo cada vez mais intenso nas suas virtudes. Todos podem então dizer: “Donde me é dado o que vem a ter comigo a Mãe do meu Senhor...”. (Lc 1,43).

Realmente, “é uma ação maravilhosa”, que salvará a Família, a sociedade, o Brasil, se nós bem o rezarmos meditando.