Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Publicado por: Paróquia São Marcos

Nossa Senhora do Rosário de FátimaNossa Senhora começou a aparecer em Fátima a 13 de Maio de 1917, aos Pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, dizendo: “sou do Céu, vim para pedir que venhais aqui seis vezes seguidas, no dia 13, nesta mesma hora, depois direi quem sou e o que quero...”

Perguntou Lúcia: “Eu vou para o Céu?”, Sim vais. E A Jacinta? Também. E o Francisco? Também, mas tem que rezar muitos Terços”. Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores – Sim queremos – Ides ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.

Acrescentou Nossa Senhora: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a Paz para o Mundo e o fim da guerra”. – Era o tempo da guerra de 1914 a 1918.

Em 13 de Junho, quando Lúcia pediu-lhe para levar para o Céu, respondeu Nossa Senhora: “Sim, a Jacinta e o Francisco levo-os em breve, mas tu ficas cá mais algum tempo, Jesus quer servir-se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem abraçar prometo a salvação, serão queridas de Deus estas almas como flores postas por mim a adornar o Seu trono”.

Lúcia perguntou pesarosa: “Fico cá sozinha”? – “Não filha, e tu sofres muito por isso? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Coração Imaculado será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.

À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um coração cercado de espinhos que parecia estarem cravados. Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que seria reparação. Nesta aparição começou a manifestar-se a grande revelação de Fátima, o Coração de Maria que se mostra circundado de espinhos, como que ultrajado pela ingratidão dos homens – e que vem pedir reparação.

De Fato Deus levou para o Céu Jacinta e Francisco ainda crianças, depois de sofrerem muito pelos pecadores, e já foram beatificados e se sabe que em breve serão canonizados, em virtude de mais um grande milagre, aprovado pelo Papa que foi a Fátima beatificá-los. E a irmã Lúcia, ficou conosco até a pouco, cumprindo a profética propagação, do Coração Imaculado de Maria e das Comunhões reparadoras dos cinco sábados. Seu corpo foi recentemente após 97 anos de vida, sepultado junto aos dois pastorinhos, em Fátima.

Nossa Senhora pediu aos Pastorinhos sacrifícios pelos pecadores dizendo: “Ó Jesus, é pelo vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”. Em 13 de Julho disse Nossa Senhora: “Em Outubro direi quem sou, o que quero e farei um milagre e todos hão de acreditar”. Mostrando o Inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores, disse: “Para as salvar, Deus quer estabelecer no Mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. E para impedir a guerra, virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora dos primeiros sábados. Se atenderem aos meus pedidos a Rússia se converterá, e terão Paz, senão espalhará seus erros pelo Mundo promovendo guerras e perseguições a Igreja... Por fim o meu Coração Imaculado triunfará”.

Esta profecia questionou muito o então o Papa atual, quando Cardeal e concluiu que o Coração de Maria é mais poderoso que as pistolas. No nonagésimo aniversário das Aparições de Nossa Senhora, sobre o misericordioso Amor de Deus, a “Voz de Fátima” fez considerações seguintes: o Santuário de Fátima sentiu, nos últimos anos, um forte impulso e teve um significativo aumento do número de peregrinos. Deveu-se ao lugar que ocupou no pontificado de João Paulo II, que considera sua sobrevivência no atentado de 13 de Maio de 1981, um milagre de Nossa Senhora, e que ligou a queda dos regimes comunistas no leste europeu. A profecia da Virgem de Fátima sobre a conversão da Rússia, juntou-se a estes fatos a beatificação dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, bem como a revelação da terceira parte do chamado segredo de Fátima, no ano 2000. Marcaram ainda a vida do Santuário a morte da Irmã Lúcia e a transladação de seu corpo para a Basílica de Fátima, em Fevereiro de 2006.

Atualmente sente-se que há um crescente interesse por Fátima, particularmente nos países do leste europeu, que agradecem a Nossa Senhora a libertação do regime materialista e ateu que dominou nas últimas décadas do século XX. O Papa João Paulo II, em 25 de Março de 1984, consagrou o mundo à Rússia ao Imaculado Coração de Maria, no Vaticano, unido a todos os bispos. Em tempos depois cai o muro de Berlim cumprindo-se a Profecia de Nossa Senhora de Fátima em 1917, ficando claro a relação de causa e efeito entre o perigo do comunismo ateu e escravizador, com a mensagem de Nossa Senhora do Rosário, conforme consenso do Episcopado. Um detalhe muito importante foi justamente o pedido da Virgem de Fátima para que a consagração ocorresse com o Santo Padre, unido a todos os Bispos, com os quais contatou. È significativo o fato dessa consagração ter sido feita no Vaticano, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que o Papa mandou de Portugal para a Espanha. Lembramos esta Profecia: “Por fim o meu Coração Imaculado triunfará”. E quanto ainda ao Cardeal, o atual Papa frisou que lhe questionava o poder da “Virgo pótens” - dizendo que o Imaculado Coração de Maria é mais poderoso que a pistola assassina, com alusão ao milagre do Papa João Paulo II ter escapado com vida do covarde atentado.

Confiemos e meditemos na sempre atual e oportuna mensagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, conforme ela se identificou no dia 13 de Outubro de 1917, despendido-se com esse terno pedido: “Não ofendam mais Nosso Senhor que já está muito ofendido, continue a rezar o Terço”. Ela pediu as comunhões reparadoras nos primeiros sábados e infelizmente esta havendo negligência dos católicos, aumentando os espinhos do seu Coração Imaculado, com a grave corrupção e imoralidade das famílias, provocando a paciência Divina.