Nossa Senhora do Bom Conselho

Publicado por: Paróquia São Marcos

Nossa Senhora do Bom ConselhoEis um título muito importante, colocado na Ladainha de Nossa Senhora pelo genial Papa Leão XIII, que trazia sobre sua mesa a imagem da Mãe do Bom Conselho, que a invocava e visitava frequentemente seu Santuário em Genazzano, bem próximo a Roma. O dom do conselho é um dos mais preciosos que conseguimos através da Esposa do Espírito Santo, quer para a vida temporal, o acerto de nossas importantes decisões, quer para a vida espiritual, em busca da eterna felicidade. O Santuário “Della Madonna Del Buon Consiglio”, muito visitado, inclusive pelos papas, fonte de graças especiais, é Basílica Menor, aos cuidados dos Padres Agostinianos, cuja Igreja foi reconstruída pela Beata Petrúci, da ordem terceira, aguardando uma imagem da Imaculada Virgem Maria. Na tarde de 25 de Abril de 1467, festa de São Marcos, ocorreu um fato extraordinário, assim resumido pelo Pe. Ambrógio da Cori: “Una immagine della beata Virgine Apparve miraculosamente Sulla Parete Della Chiesa”. E na tribuna da igreja foi gravada a inscrição: “À esta imagem que apareceu divinamente a 25 de Abril do ano do Senhor 1467”.

O citado Pe.Ambrógio, esclarecendo o modo sobrenatural da aparição, diz ainda que: “la belíssima Immagine di Maria apparve sul muro senza intervento umano.” Depois o afresco belíssimo e piedoso se colocou no altar lateral da igreja, onde foi objeto de muita veneração, procissões e peregrinações, concedendo um número extraordinário de graças e milagres: em três meses e dezessete dias se registrou cerca de 59.

A TRADIÇÃO – No século XV, quando os turcos e maometanos, perseguiam e esmagavam Igrejas e cristãos, o quadro milagroso estava em Scurati, na Albânia, onde era carinhosamente venerado, mas saiu espontaneamente do Santuário, com dois devotos prediletos, que atravessaram mar Adriático, a pé enxuto, milagrosamente e, depois, foram reconhecer a imagem em Genazzano.

No Santuário tem um artístico quadro, um afresco de Pe. Piatti, recordando a travessia marítima com dois devotos prediletos, entre outras obras de arte, que embelezam o arquitetônico templo, sempre freqüentado.

A PIA UNIÃO – com a finalidade de promover a devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho, o Papa Bento XIV, instituiu a Pia União. Basta enviar o próprio nome ao Pe. Diretor de Genazzano, para participar da Santa Missa cotidiana. E os inscritos recebem, ainda, a revista “Madre Del Buon Consiglio” – Direzioni Santuário Madonna Del Buon Consiglio – 00030 Genazzano (Roma).

Citando as visitas ilustres lembramos a nobre família do Feudo dos Colonna, com altas autoridades eclesiásticas e militares: Próspero Colonna foi Capitão de Carlos V e combateu os turcos, vencidos em Lepanto, sob a proteção do Rosário, ao lado de Dom João D’Áustria, Congregado Mariano.

OS PAPAS – Urbano VIII foi peregrino ao Santuário em 21 de Outubro de 1630; Pio IX em 15 de Agosto (Assunção de Maria), de 1864; João XXIII em 25 de Agosto de 1959, fotografado em profunda oração.

No Santuário foi feita solene abertura do Ano Mariano, com as indulgências e divulgação da Encíclica Mãe do Redentor, e os peregrinos, sempre agraciados, continuam...

Como se vê, há uma riqueza de fatos históricos e milagres comprovados, a não permitir dúvidas e com aprovação da Igreja, sempre prudente.