Medalha Milagrosa

Publicado por: Paróquia São Marcos

Medalha MilagrosaA igreja celebra em 27 de Novembro o dia de Nossa Senhora das Graças, vulgarmente chamada Medalha Milagrosa, em razão dos prodígios inúmeros. Para consolidar nossa devoção, resumo a maravilhosa Aparição e a Mensagem, provada no Inquérito Canônico, citando milagres. Nós, católicos, não temos o direito de duvidar da fidelíssima e conceituada vidente; a Irmã de Caridade, hoje Santa Catarina Labouré, cujo corpo é conservado há mais de um século na Capela mãe sob o altar da Virgem Maria, em paris, como tive ocasião de ver, na rua Du Bac, 140, atestando o milagres a todos os peregrinos freqüentes.

A Aparição ocorreu em 1830, inaugurando o ciclo das importantes aparições MARIANAS, SEM QUE em 19 de setembro de 1846 Nossa Senhora da Salette, em 11 de fevereiro de 1858 – 4 anos após o Dogma da Imaculada Conceição quando, em Londres Maria se apresentou como a IMACULADA CONCEIÇÃO, COMO ELA DISSE. A Santa Bernadete... Na Medalha Milagrosa Maria colocou a jaculatória: Ó Maria concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a Vós (1830). Por isso é chamada a “Percussora do Dogma da Imaculada, que ocorreu em 8 de dezembro de 1854, definido por Pio IX. Em 13 de Maio a 13 de Outubro de 1917 Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que revelou o IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA em aparições já aprovadas, como as outras. Importante observar-se que, na Medalha Milagrosa aparece o Imaculado Coração de Maria atravessado pela espada profetizada por Simeão em Fátima. Vale a pena ler a excelente biografia de Santa Catarina Labouré, escrita pelo Pe. Jerônimo de Castro Magalhães, um dos nove filhos religiosos (as) da célebre Irmã Zélia, ou o livro do grande Mariólogo René Laurentin.

Na primeira aparição a Irmã Catarina – a Santa do Silêncio – só revelou o segredo ao seu Diretor Espiritual, Pe. Aladel, CM, recebido na vigília da festa de São Vicente de Paulo, de 18 para 19 de julho de 1830, quando um anjo a levou á Capela iluminada, onde ela foi esperar ajoelhada, a Virgem Imaculada, diante do Santíssimo, Maria veio pelas 23h, assentou-se numa cadeira de braços, preta, conservada como lá tivemos ocasião de ver. Felicíssima ouviu a Mensagem: “Minha filha, Deus quer encarregá-la de uma missão. Serás inspirada em suas orações. Os tempos são maus. Várias desgraças vão cair sobre a França, o trono será derrubado, o mundo inteiro será revoltado por desgraças de toda sorte. Disse muito triste.” Mas vinde ao pé deste altar, aqui as graças serão abundantes, para os que as pedirem, humildemente com bastante confiança e fervor, serão concedidas a grandes e pequenos. “Vão acontecer grandes desgraças. Deus e São Vicente vos protegerão. Nessa ocasião eu mesma estarei convosco... O Arcebispo será sacrificado.” Argumento o Pe. Jerônimo: “Outro fato importante que prova a realidade da visão é a realização de todas as profecias: caiu o rei, implantou-se a República, assassinaram p Arcebispo.” Foi protagonista o grande jurista Frederico Ozanam – catedrático da Sorbonne, hoje Beato, fundador das Conferencias Vicentinas. Deus livre o Brasil, na conjuntura preocupante, como nos livrou em 27 de novembro de 1935 na Intentona Comunista.

Os que tem a felicidade de conhecer a Medalha Milagrosa, não se separam dela, inclusive altas autoridades. E eu dou testemunho e a propago, desde a adolescência. Congregado Mariano há 77 anos da Catedral que com Missa, comemorou essa grande graça, agradecendo sua proteção especial, livrando-me de inúmeros perigos. Já foram distribuídas milhões de medalhas no mundo e no Brasil, que tem um grande Santuário no rio de Janeiro – Rua Satamini, Tijuca – outro em Uberaba visitado por multidões de devotos agradecidos, um Capela na rua Manoel Ribas, na qual a festa é solenemente celebrada pelas beneméritas, Irmãs de Caridade.

OS: A extraordinária conversão do banqueiro judeu Afonso Maria Ratisbone, operada pela Medalha Milagrosa, repercutiu na imprensa e em toda a Europa e no mundo, em 1842. comoveu a aristocracia européia e teve repercussão mundial tomando a Medalha mais conhecida.