Mateus 6,1-18

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 1-3-2017 – Quarta-feira.

Mateus 6, 1-18 – “FICAI ATENTOS PARA NÃO PRATICAR A VOSSA JUSTIÇA DIANTE DOS HOMENS, SÓ PARA SERDES VISTOS POR ELES”.

Iniciamos a nossa caminhada quaresmal hoje nesta quarta-feira de cinzas. Quarenta dias de maior busca em se conformar à Cruz de Jesus. Sim, a Cruz, porque o cristianismo também inclui a Cruz.

Queremos ter uma fé sólida que não somente admite alegrias, vitórias e bênçãos, mas também a Cruz do Senhor, em oposição, à “mentalidade líquida”. Por “mentalidade líquida” se entende uma fé de interesse pessoal, adaptada aos nossos interesses somente e o outro que se dane! Uma fé que não estabelece relações. Uma fé aonde se tem adesivos cristãos no carro ou na casa, mas aquele que está no carro ou na casa é desumano, egoísta, maldoso, insensível...

Quaresma é pra gente lembrar: “Jesus me protege, mas também exige”. A ressurreição virá, mas a Cruz deve ser levada por mim, mesmo porque não existe cristianismo sem Cruz.

A Quaresma é um tempo ideal para rever a qualidade de nosso cristianismo. 1) A oração: manter uma vida de oração, mais estreita com o Senhor. 2) Caridade: procurar ser mais caridoso para com os irmãos, praticando obras de misericórdia corporais e espirituais; 3) Procurar fazer alguma mortificação, corrigindo algum vício ou defeito; 4) Ser mais reflexivo e silencioso... São tantas oportunidades que temos em nosso dia a dia e que podemos exercitar para termos uma Quaresma mais santa e assim celebrar a ressurreição do Senhor e a nossa ressurreição também. Boa Quaresma para todos.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).