Mateus 26,1-12.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 26-8-2017 – Sábado.

Mateus 23,1-12 – SOBRE OS FARISEUS.

Temos diante dos nossos olhos o discurso mais duro de Jesus sobre a hipocrisia dos fariseus. Jesus aponta a falsidade daqueles que se consideram os guardiões da verdade religiosa e da ética, mas se escondiam fantasiados de perfeitos e justos.

Se existe uma coisa que Jesus não admitia era a falsidade ou hipocrisia. Jesus acolhia os pecadores, mas não aceitava aqueles que mentiam e exigiam dos outros aquilo que nem eles próprios faziam. Isso tem um nome: hipocrisia.

Os fariseus eram mestres das leis e dos profetas do Velho Testamento, mas eles não eram movidos pela atenção ao amor a Deus e orientar os homens para esse caminho, mas o que eles mesmos queriam era atenção dos homens para si mesmos, que fosse admirados e reconhecidos como pessoas dignas de honra.

Devemos cuidar para que tenhamos coerência entre religião e ética, vida religiosa e moral. O maior obstáculo para receber o perdão e a misericórdia de Deus é o orgulho e a incapacidade de reconhecer pecador, porque assim se fecha à graça e se coloca obstáculos à conversão verdadeira.

Jesus é luz para nossos caminhos. A cegueira espiritual impede as pessoas de verem essa luz. “Guias cegos”, dirá o Senhor. Triste constatação.

Nosso modo de agir não pode ser jamais parecido com o modo dos escribas e fariseus da época de Jesus. Devemos ser coerentes com aquilo que cremos, que pregamos e que vivemos. A fé não pode ser separada dos compromissos humanos na postura ética do perdão e amor aos irmãos, sem colocar pesos excessivos nos ombros dos mais fracos. A atitude do cristão é de viver sempre em estado permanente de vigília do como estamos vivendo e de buscar sempre o verdadeiro rosto de Deus e sua soberana vontade.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).