Mateus, 25,14-30.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 2/9/2017 – Sábado.

Mateus 25,14-30 – PARÁBOLA DOS TALENTOS.

Um homem rico vai viajar, antes, porém, encarrega seus servos de fazer com que sua fazenda continue produzindo enquanto ele estiver fora, para isso esses servos tinham que desenvolver seus talentos. Depois de muito tempo, o homem volta e resolve acertar contas com esses servos. Dois deles administraram muito bem, exceto um, que preguiçosamente não fez desenvolver seu talento, enterrando-o no chão.

Deus é o Senhor da parábola, os servos somos nós. Ele, Deus, nos deu e nos dá muitos dons e talentos para usarmos e fazer multiplicar em nossa vida a serviço do bem e da implantação do seu reino entre nós.

Não importa quantos talentos temos. Uns tem mais outros menos, mas todos temos. Necessário se faz que não guardemos egoisticamente só para nós as capacidades que Deus nos deu, mas que a coloquemos em prática e deixemos que a graça de Deus seja espalhada entre nós.

Jesus vai elogiar os dois primeiros que receberam talentos e fê-los progredir muito mais: “Muito bom, servo bom e fiel, vem participar das bênçãos do meu reino!”. Jesus vai censurar o que enterrou o seu talento: “Servo mau e preguiçoso!”.

Conclusão da parábola: Deus deu-nos a vida, o maior e comum dom dados a todos indistintamente. Lógico: se não tivéssemos a vida não estaríamos lendo essas verdades de fé, aqui e agora! Cada pessoa, individualmente, deve ser responsável pela condução da sida. Quando somos peque os dependemos de nossos pais, mas depois, temos que dar um rumo positivo e produtivo para nossa vida. Como estamos vivendo? Estamos pondo em prática os dons que de Deus recebemos?

Que o Senhor encontre-nos fazendo sempre o bem e progredindo em sintonia perfeita com aquilo que Ele espera de nós.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).