Mateus 23,27-32

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 30-8-2017 – Quarta-feira.

Mateus 23, 27-32 – PAPALVRAS DURAS DE JESUS CONTRA OS MESTRES DA LEI E OS FARISEUS.

O evangelho de hoje é a continuidade do evangelho de ontem. Continuam os “ais” de Jesus contra aqueles que deveriam ser modelos e não são. Só resta a Jesus lastimar-se por causa deles. Jesus é contundente na censura.

A indignação de Jesus contra aqueles mestres e fariseus é tão grande que os compara a “sepulcros caiados”, pois são pintados de branco para esconder uma realidade interior cheia de podridão. Tirando a imagem, o que Jesus quer dizer é que alguns aparentando ser boas pessoas escondem uma realidade de mentiras e pecados.

Jesus denuncia aqueles que fazem mau uso de suas lideranças religiosas, pois deveriam estar a serviço da comunidade e não servindo para exaltação e interesses próprios. Esses líderes que assim agem são muito prejudiciais para a veracidade dos ensinamentos cristãos.

A franqueza e a transparência devem ser um princípio básico nas nossas atitudes. Do contrário, não atingirá o coração de ninguém, só será contratestemunho. A verdade e a justiça devem caminhas junto com nossos atos.

É sempre bom procurarmos analisar se estamos também nós correspondendo com aquilo que pregamos e com aquilo que vivemos. Deus conhece o coração de cada de um de nós. Façamos o bem e procuremos avaliar constantemente nosso proceder.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).