Mateus 23,13-22

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 28-8-2017 – Segunda-feira.

Mateus 23,13-22 – “AI DE VÓS ESCRIBAS E FARISEUS HIPÓCRITAS”.

Os escribas e os fariseus tinham uma responsabilidade muito grande. Eles deviam ser modelos para o povo simples, afinal, esses tinham o direito de esperarem de seus mestres atitudes coerentes com o que ensinavam. Infelizmente não era isso que acontecia.

Se existe algo que Jesus condena é a falsidade, que Ele chama aqui de hipocrisia. Esses mestres da lei não só não faziam o que exigiam dos outros, como também tornavam-se empecilhos para que as pessoas se convertesses, visto eles não darem bom exemplo de vida religiosa.

Devemos avaliar sempre o nosso procedimento também. Jamais podemos ser de entraves, por causa de vaidade ou orgulho, por exemplo, ou de egoísmo e fechamento, impedir com que outras pessoas alcancem conversão e consequentemente a salvação.

“Guias cegos”, dirá Jesus. Não podemos ser de obstáculo para ninguém. Formalismos, exigências desmedidas, leis, só devem ser dadas depois de termos anunciado o amor de Deus e a graciosidade do evangelho e a infinita misericórdia do Pai.

Devemos sempre anunciar o que é essencial: O amor, o perdão, a conversão, e deixar para um segundo momento o que é secundário: obrigações, leis, formalidades, exigências. Uma pessoa verdadeiramente convertida e sentindo-se amada não terá dificuldade de cumprir doutrinas, mas uma pessoa ainda no começo de sua caminhada da fé terá muita dificuldade de entender compromissos que custam.

Não censure ninguém. Não exija dos outros aquilo que nós não conseguimos. Ajamos com amor e teremos uma multidão de homens e mulheres amorosos, convertidos e comprometidos com reino de Jesus. Reino de justiça, de paz e de amor.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).