Mateus 22,1-14

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 24-8-2017 – Quinta-feira.

Mateus 22,1-14 – PARÁBOLA DOS CONVIDADOS PARA AS BODAS DE CASAMENTO.

Na parábola das bodas, Jesus narra que o reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho e enviou os seus servos para trazer convidados para a festa. Estes, todos, como que a combinar, recusaram o convite, mais do que isso, mesmo os servos insistindo para irem, não foram e, ainda por cima, zombaram dos servos, bateram neles e até mataram alguns.

Sobrou convite! Então, foram convidando todos os que se achavam pelos caminhos. Detalhe: todos deviam usar o “traje nupcial”. Um, no entanto, se recusou a cumprir essa norma. Foi, então, expulso da festa.

Dentro do contexto da festa, levando em conta tantos que recusaram o convite, Jesus conclui que muitos são os chamados e poucos os escolhidos. Havia muita gente no banque, mas aqueles que atenderam ao seu convite e participaram efetivamente da festa foram poucos, em relação a tantos que foram convidados. Conclusão: Todos, sem exceção são chamados a participar do reino dos céus, mas nem todos, digo até, uma minoria aceita esse convite e, mesmos entre esses que aceitam, necessário se faz que esteja revestido da veste nupcial, ou seja, aceite as cláusulas do banquete.

Deus nos chama. Se não aceitarmos o seu convite, outros ocuparão o nosso lugar. Não recusemos o chamado, vistamos a camisa, e, não somente isso, mas também sejamos como aqueles servos que vamos a campo chamando para que todos venham a fazer parte do reino dos céus.

O dono da festa não adiou a festa. Pode ser que as oportunidades de aceitar o convite seja agora. Decidamos pelo Senhor, vistamos o traje nupcial e entremos de cabeça na obra do Senhor!

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).