Mateus 19,23-30.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 22-8-2017 – Terça-feira.

Mateus 19,23-30 – PERIGO DAS RIQUEZAS.

Tudo o que temos de Deus recebemos. Os bens materiais não nos devem cegar os nossos olhos em relação às necessidades dos nossos irmãos. Egoisticamente não devemos pensar somente em nós mesmos e acumular e ostentar, como uma ofensa aos mais pobres. O Reino dos céus é partilha e comunhão.

Jesus nos adverte, como advertiu àquele jovem rico que a riqueza pode limitar nossa liberdade e desenvolvimento humano. O livro do Eclesiástico lembra que ela pode se tornar um forte obstáculo para as relações e integridade humana (cf. Eclo 32,1-11).

A riqueza em si não é má, assim como ter poder também não é mau. O que é errado é usar das riquezas e do poder para a pessoa se fechar egoisticamente em si mesma, humilhar, ou explorar ou abusar do próximo. O Senhor não condena nem os ricos nem as riquezas, mas adverte sobre os perigos que nelas há.

A raiz de muitos males é o apego demasiado aos bens mundanos. Queiramos ter fartura, bens e até riquezas, se assim pudermos, mas não percamos nossa dimensão filial de fraternidade e colaboração fraterna entre nós, jamais nos fechando em nosso mundo encastelado e ignorando as necessidades do próximo.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).

.