Mateus 18,21ss.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 17-8-2017 – Quinta-feira.

Mateus 18,21ss – “QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR MEU IRMÃO?”.

Era uma pergunta pertinente de Pedro, dentro do contexto em que Jesus tinha ensinado sobre a correção fraterna: “Quantas vezes devo perdoar se meu irmão me ofender? Até sete vezes?”. Sete significa perfeição, portanto, Pedro achava que sete seria o máximo de limite em perdoar quem por ventura nos ofender. Qual não foi a surpresa dos Apóstolos quando Jesus diz que devemos perdoar setenta vezes sete, ou seja, sempre.

Assim como o perdão de Deus não tem limite e, portanto, Ele nos perdoa sempre, porque, então, não devemos perdoar nossos irmãos?

Diríamos nós: “Ah, Senhor, isso já é pedir demais!”. Será? Não! É preciso perdoar sim. Perdoar não significa justificar e achar que o que o outro fez para mim não tem importância. Não se trata disso. Trata-se, isto sim, de nos livrar de pesos inúteis, de ressentimentos, de mágoas que só nos trazem tristezas, amarguras e, não raro, são causas de enfermidades para nós. Então, perdoemos e vivamos alegres, leves e libertos.

Perdoar é divino, vem do alto, nasce do coração de Deus e somente por meio do poder do santo Espírito de Deus é que podemos perdoar, porque se for pela nossa natureza, sempre voltada à desforra, talvez não teríamos jamais essa graça.

Deus nos perdoa sempre, na medida em que reconhecemos pecadores e pedimos perdão de coração. Por que então não nos perdoemos e vivenciemos o amor generoso de Deus em nossos corações?

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).