Mateus 18,1-14.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 15-8-2017 – Terça-feira.

Mateus 18,1-14 – QUEM QUISER SER O MAIOR SEJA AQUELE QUE SE PÕE A SERVIÇO DOS OUTROS.

Os discípulos de Jesus precisaram ser disciplinados. E não há nada de admirável sobre isso, porque afinal a palavra discípulo quer dizer exatamente isso: “aquele que se deixa ser orientado por um mestre”. E algo que eles precisavam mudar a mentalidade era a questão da humildade. Sim, porque os discípulos de Jesus devem renunciar ao querer mandar e sobrepor aos outros com ares de superioridade.

Por isso Jesus ensina: “Quem se fizer pequeno como uma criança será considerado o maior no reino dos céus”.

Nós precisamos também treinar a nossa vontade em relação a princípios universais cristãos: o amor aos irmãos, eliminar o orgulho, a vanglória, as ambições desmedidas, as invejas dos nossos corações.

Os defeitos originais nascem conosco e se não nos deixarmos ser modelados pelas virtudes opostas a esses defeitos corremos os riscos de nos tornarmos pessoas obstinadas e egoístas, pensando só em nossa própria glória, mesmo quando oramos, pregamos e orientamos os outros. Isso é possível? Sim, é possível. Nós, definitivamente não somos bons juízes de nós mesmos. É preciso avaliar e, se tivermos dúvida sobre o modo que estamos vivendo, perguntar a quem de confiança temos, e responda, para que seja verdadeiro e nos aponte aonde estamos errando.

Paixões e invejas, competições e perseguições devem ser banidas dos nossos corações. Quem quer ser uma pessoa valorosa na sociedade deve cultivar o serviço humilde e generoso aos irmãos e a todos.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).