Mateus 16,13-23.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 10/8/2017 – Quinta-feira.

Mateus 16,13-23 – PEDRO DECLARA SUA FÉ EM JESUS.

A opinião pública tem conceitos diferentes a respeito de Jesus. Pedro, no entanto, acerta em cheio: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!”. Pedro chegou a essa resposta pela revelação do Espírito Santo. Jesus aproveita a ocasião para declarar Pedro como “pedra”, para edificar sua Igreja, a Igreja que Ele deixará, a nossa Igreja.

Pedro é o fundamento firme. As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja, porque está alicerçada na fé rocha de Pedro.

Pedro recebe as chaves. Modo simbólico de dizer que ele tem o poder de ligar e desligar, ou seja, confirmar na fé, reconciliar, receber e dar perdão, aceitação mútua, construção da fraternidade.

Jesus não ilude a Pedro, como de resto, Jesus não nos ilude: É preciso levar a nossa cruz. Mas, glória a Deus, a cruz com Jesus é leve, ao passo que a cruz sem Jesus é pesada demais.

A Igreja sempre foi e sempre será feita de homens e mulheres de boa vontade, de cada um de nós, batizados e conscientes da nossa filiação divina. Como Pedro, nós também proclamamos: “Tu és, Jesus, nosso Senhor e salvador, nosso único Senhor, o Messias, o Filho do Pai eterno. Dá-nos a graça de permanecermos em ti na cruz de cada dia. Amém”.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).