Mateus 14,22-36

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 8/8/2017 – Terça-feira.

Mateus 14,22-36 – “SENHOR, SALVA-NOS, POIS ESTAMOS AFOGANDO!”.

O barco está à deriva. A tempestade é violenta. Os discípulos se desesperam. Jesus dorme. Esse é o panorama que o texto nos mostra.

O barco simboliza a Igreja da época, quando Mateus escreve seu evangelho, nos anos oitenta. Mas também o barco pode simbolizar a nossa vida quando chega o momento das tentações e problemas de vários tipos.

A Igreja em geral, e nós em particular devemos compreender a importância de uma fé firme e decidida em Jesus como o tudo em todas as circunstâncias.

Jesus está no controle na Igreja e na vida de cada um de nós. Não há o que temer, pois Jesus é a fonte da vida e a luz para nosso caminho.

Jesus perguntou aos discípulos e pergunta pra nós hoje: “Por que tanto medo?”. E nós concluímos: Jesus está conosco. Nem sempre as coisas são fáceis: mar agitado, ventos, ondas.

Ele nos diz de novo: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo”. Este é o modo como Deus sempre tranquiliza os homens. Os discípulos ainda não tinham crescido na fé, como de resto nós também ainda não estamos plenamente na fé. Daí concluímos e pedimos: “Senhor, aumenta a nossa fé!”.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).