Mateus 14,22-27.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 14/8/2017 – Segunda-feira.

Mateus 17,22-27 – NÃO CONVÉM ESCANDALIZÁ-LOS.

O escândalo traz um mal muito grande para a comunidade e uma vergonha sem tamanho para quem o pratica. Não demos motivo para escândalos, qualquer que seja. Às vezes é melhor abrir mão de um direito para que não escandalizemos ninguém, a querer ter sempre razão em tudo. Uma coisa é o pecado, outra coisa pior que o pecado é o escândalo, porque você não está apenas desobedecendo a uma lei, mas está também espalhando contratestemunho entre as pessoas, especialmente entre as crianças e os mais simples.

A renúncia está do lado oposto ao escândalo; ou seja, vale a pena renunciar a algo que nós talvez até teríamos direito, a deixar mal exemplo entre na comunidade. Quanto mais responsabilidade tivermos, mais cuidado devemos ter. Um pai, uma mãe, um professor, um líder religioso, um político, ou qualquer outra pessoa que tenha algum destaque devem ter muito cuidado no que falam, como agem e como reagem diante dos acontecimentos.

Na citação de hoje, por exemplo, Jesus abriu mão do direito que tinha de não pagar o imposto do templo, já que Ele era o Senhor do Templo, o Filho de Deus, mas não o fez. Preferiu pagar o imposto a evitar um problema maior, um escândalo.

O que se está a passar em minha família? Minha comunidade? Estou eu a ser intransigente e teimoso, fechado ao diálogo, e que não estou disposto a abrir mão de jeito nenhum? Onde estou sendo um cabeça dura, um orgulhoso? Em que devo aprender que é preciso às vezes ceder em alguma situação a evitar algo pior? Em nome da paz, procuremos agir como Jesus agiu e evitaremos dissabores, escândalos e cansaços inúteis.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).