Mateus 14,13-21

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 7-8-2017 – Segunda-feira.

Mateus 14,13-21 – “DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER”.

O texto de hoje vem imediatamente após a história da morte de João Batista ocorrido num banquete orgíaco na casa de Herodes. Agora, temos o banquete da vida, ou seja, Jesus multiplica os pães e dá de comer à multidão faminta.

Jesus olha pelos doentes e pecadores, pelos humildes e pobres. ele deseja que todo homem alcance a verdadeira vida. Em cada eucaristia que participamos nós relembramos o que Jesus fez pela nossa própria salvação e pela salvação do mundo inteiro: ELE É O PÃO DA VIDA.

A multiplicação dos pães tem sabor eucarístico. Nós, como frutos da santa eucaristia, nos tornamos também pão para nossos irmãos. Quando estamos a celebrar é Cristo que nos dá em alimento, e ao longo do dia, agora alimentados, somos pão para nossos irmãos, com tudo o que isso possa significar: doação, serviço, auxílio...

Jesus olhou a multidão e teve compaixão dela. Com certeza Ele olha hoje a multidão e continua tendo compaixão. Ele pede e quer que seus discípulos, que somos nós, dê-lhe de comer à multidão, isto é, que vivamos o nosso batismo em situação de serviço e doação: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. “Eis-nos aqui Senhor, envia-nos”.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).