Marcos 4,26-34

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 27-1-2017 – Sexta-feira.

Marcos 4,26-34 – “O REINO DE DEUS É COMO QUANDO ALGUÉM ESPALHA A SEMENTE NA TERRA”.

O semeador faz a sua parte: Planta a semente, porém ele mesmo não tem a absoluta certeza se aquela semente germinará, se crescerá e se dará frutos. Mas continua a semear mesmo assim. Ele é um eterno otimista.

Muitas sementes talvez nem chegue a brotar, mas, louvado seja, muitas outras darão frutos e daí o objetivo do semeador foi alcançado. Ele fez um favor à semente. Esta precisa de alguém que a plante, do contrário ela será apenas uma semente, mas se chegar à terra terá muita possibilidade de sobreviver nos frutos que virão. O reino dos céus, diz Jesus, também é assim. Precisa de uma semente, de um semeador e de um terreno apropriado.

Jesus é o semeador por excelência. Nós somos os semeadores intermediários. A semente é a Palavra de Deus. O terreno somos nós, é o coração de cada um. Produzir fruto ou não, não depende de nós.

O reino de Deus está presente em nosso meio. Façamo-lo frutificar. Este reino não o buscamos nas grandes realidades e acontecimentos, não. Ele está no nosso dia-a-dia, na bondade das criaturas, na beleza das flores, na generosidade do coração, na simplicidade de uma criança, na gratuidade da caridade, no amor espalhado, no fazer o bem. “Venha a nós o vosso reino, Senhor!”.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).