Lucas 6,43-49

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 16.9.2017 – Sábado.

Lucas 6,43-49 – “CADA ÁRVORE SE CONHECE PELO SEU FRUTO”.

Saímos da mão de Deus, quando nascemos, perfeitos e prontos para produzir frutos bons, porque somos matérias boas e temos todas as condições de corresponder ao que Deus espera de nós. Porém, logo nas primeiras batidas do nosso coração, aspiramos o ar da malícia, da maldade e do pecado original. Caberá aos nossos pais e aos adultos de plantão nos moldar e nos ensinar o caminho, a verdade, a vida, a ética e a moral dos bons costumes e da boa convivência respeitosa e fraterna.

Vamos crescendo e nos moldando segundo o meio ambiente em que vivemos, mas também pessoalmente vamos sendo responsáveis pelos nossos atos. Vivemos fazendo opções, boas ou maldosas, segundo nossas decisões. Chega uma altura da vida em que cada um é totalmente livre pelos seus atos.

Que frutos estamos produzindo? Deus espera de nós e nós teremos alegrias incontáveis se produzirmos frutos de bondade, de misericórdia, de caridade... Esses frutos nos darão satisfações que não se podem mensurar, mas se, ao contrário, estivermos produzindo frutos de desavenças, divisões, desarmonias... entendamos que é possível reverter a situação e voltarmos a executar nossa vocação primordial, ou seja, o que Deus quis que cada um de nós fôssemos: construtores do amor e da paz.

Ore assim: “Senhor, já produzi muitos frutos azedos em minha vida. Tomo a firme resolução de fazer com que minhas atitudes sejam de crescimento e de amor aos meus irmãos. Quero que, onde quer que eu esteja, possa dar frutos bons a todos que de mim se achegarem. Amém”.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).