Lucas 6,39-42.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 15-9-2017 – Sexta-feira.

Lucas 6,39-42 – “UM CEGO NÃO PODE GUIAR OUTRO CEGO”.

Temos que ter cuidado ao querer corrigir as pessoas. Dentro do coração de cada pessoa humana bate um coração que não temos acesso e na cabeça de cada um também há sentimentos, experiências de vida, histórico familiar... que não podemos medir com a mesma medida a todos.

Na rodinha de conversa durante o almoço, no intervalo, às vezes nos deparamos apontando defeitos dos outros e as coisas erradas que eles fazem, principalmente quando temos inveja e não gostamos de fulano ou sicrano. Na próxima vez quando nos pegarmos agindo assim pensemos no evangelho de hoje: “Não façamos aos outros o que não gostaríamos que fizesse a nós”.

A ninguém cabe sermos mestres e senhores da situação e ditar normas para que os outros cumpram. Devemos, isso sim, examinar como estamos vivendo e qual o testemunho que nós estamos oferecendo ao mundo para que as outras pessoas sejam guiadas por nós. Isso é importante é cada mortal aqui nesse mundo, mas principalmente a quem tem o cargo de ofício de ser modelo para os outros: Um pai, uma mãe, um professor, um superior...

Reconhecer as nossas próprias faltas e depois, com muito cuidado, e com jeito procurar ensinar aos outros, eis um desafio nosso de cada dia. As traves nos nossos olhos impedem de enxergar as nossas fraquezas e limitações. Peça ao Espírito Santo que purifique nossos pensamentos, nossos sentimentos e as nossas atitudes.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).