Lucas 6,27-38.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 14.9.2017 – Quinta-feira.

Lucas 6,27-38 – “AMAI ATÉ AOS VOSSOS INIMIGOS”.

Ai, ai, ai Jesus! Amar os inimigos?! Não é pedir demais?

Você poderá dizer não tenho inimigo. Quero crer que, pra dizer a verdade, a maioria de nós não tem inimigo. Aliás, nós, os cristãos, não deveríamos ter inimigos. Como poderemos ter inimigos se somos discípulos de Jesus? Resposta: Não temos inimigos! Pelo menos de nossa parte. Se alguém considerar que somos inimigos dele, então a culpa não será mais nossa.

Jesus pede que nós amemos essas pessoas. O que podemos fazer, olhando além das aparências, procurar ver dentro do coração daquele ser carente, maldoso e vingativo, talvez. Ponderar, pensando que essa pessoa age assim é porque não trabalhou o seu temperamento e deixou-se levar pelos apelos do sempre querer ter vantagem em tudo e não respeitar o direito do outro, seu irmão.

Dom supremo deixado por Jesus. Com a força e o poder do Espírito Santo podemos amar sim até nossos inimigos. Claro, com as nossas forças e nosso raciocínio humano não. Aquilo que nós não podemos nós pedimos ao Senhor e Ele, que sabe de nossa tendência sempre levada à desforra, virá em nossa ajuda e nos dará essa graça, para a nossa santificação. É uma busca contínua. Se não cultivarmos rancores, raivas e ódios em nosso coração, tenha certeza, seremos muito mais saudáveis e estaremos sempre em paz, porque Deus será amor e paz em nós.

Os dons espirituais devem ser exercitados em nós e buscados pelo poder do Espírito Santo. Só assim seremos capazes de amar. E amar sem medida até aqueles que são nossos adversários. Adversários sim, porque acho que inimigos não temos!

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).