Lucas 6,20-26.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 13-9-2017 – Quarta-feira.

Lucas 6,20-26 – “BEM AVENTURADOS VÓS OS POBRES, PORQUE VOSSO É O REINO DOS CÉUS”.

As bem aventuranças de Lucas são diferentes das de Mateus. Aqui, o evangelista Lucas narra quatro bem aventuranças, seguidas de quatro “ais” de advertência.

Essas palavras, ditas igualmente de cima do monte, foram vida e missão para os Apóstolos. São e serão para todos os cristãos de hoje e de amanhã.

Jesus proclama bem aventurados os pobres! Não é para dar consolo a eles e sufragar os que provocam essa pobreza, não. O que o Senhor quer nos ensinar é que toda miséria é fruto de uma sociedade injusta, e, assim, como os pobres têm direito de serem felizes, eles não devem fazer de sua pobreza motivo de revolta, porém, não devem se conformar, no bom sentido com essas injustiças, mas almejar sempre seus direitos para um mundo mais justo e fraterno.

Mesmo quando há perseguições e, talvez por isso mesmo, devemos lutar para derrubar todos os geradores dos males sociais. Aqui não destacados todos os que são incompreendidos por causa da justiça do reino. Há muitos desses em nossa Igreja. É preciso sim ter discernimento e sabedoria espirituais, e, se acreditamos naquilo que fazemos impulsionados pelo Espírito Santo, não devemos nos omitir nem calar. Com prudência sim, mas com ousadia e sem temor irmos avante, tendo a humildade de entender também que ninguém é perfeito, tem seus erros sim, mas a motivação do sentido de justiça cristã é muito maior.

Jesus é o alimento que nos sacia e o único motivador de nossa missão no mundo: “Alegrai-vos e exultai, pois é grande a vossa recompensa no céu”. Essa expectativa nos impulsiona para fazer o bem, mas já é um convite para sermos felizes aqui!

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).