Lucas 6,1-5

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 9-9-2017 – Sábado.

Lucas 6,1-5 – “O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM E NÃO O HOMEM PARA O SÁBADO”.

A observância da lei do sábado era a maior instituição do judaísmo. Leis rígidas foram criadas para proibir qualquer trabalho, por pequeno que fosse. Jesus vai contra este extremismo que levava ao exagero as minúcias da lei. Para Jesus, a lei está subordinada ao bem do homem. Não podemos nos escravizar para salvaguardar leis que não levam a nada e que impedem o homem até de pôr em risco sua sobrevivência.

Dirá Jesus: “O Filho do Homem é o senhor do sábado”. Quer dizer, a partir de agora toda lei que massacra o ser humano e em que alguma necessidade urgente o exigir, ela poderá ser relvada. Afinal, o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.

Sábado é o dia do descanso para os judeus. A nova lei dada por Jesus supera a antiga lei. Ideias judaizantes não devem sobrepor aos ensinamentos dados por Jesus. Os cristãos realizam seu dia de descanso e dia de adoração ao Senhor no primeiro dia da semana, o domingo, dia da nova criação, da vida nova da ressurreição do Senhor.

O domingo, desde épocas remotíssimas, é o dia em que os cristãos se reuniam. Desta forma, todos viram que o antigo sábado dos judeus é uma instituição que aponta para o domingo, da mesa forma em que outras instituições, figuras ou acontecimentos da velha lei.

Jesus é o novo Adão. Jesus é a nova criação. Jesus é a vida nova que renasce e que traz libertação em plenitude para toda a humanidade. Que o domingo seja para nós, dia de descanso sim, mas, principalmente dia do encontro com o Senhor na santa eucaristia.

Ore assim: “Pai, torna-me sensato na prática das exigências religiosas, para que eu busque, em primeiro lugar , o que realmente é do teu agrado e que esteja a serviço da vida, cuja fonte és tu. Amém”.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).