Lucas 4,38-44

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 6-9-2017 – Quarta-feira.

Lucas 4,38-44 – CURA DA SOGRA DE PEDRO E DIVERSOS MILAGRES.

Jesus deixa a sinagoga e vai para a casa de Pedro. Jesus quer mostrar que o ambiente familiar é também um sagrado e pode fazer-se dele um lugar de oração, de cura e libertação. E assim, Jesus santifica aquele lar e por extensão rodos os lares cristãos em lugar apropriado para falar com Deus e ouvi-lo. Também um lugar de amor, de justiça, de partilha, de alegria e sucessos, de misericórdia e perdão. Faz do ambiente familiar o lugar de saúde e vida. Lugar para convivência fraterna.

Em nossos dias, o conceito familiar está esvaziado. No entanto, Jesus conclama a que a vida em família volte a ser o que Ele sempre quis: um lugar aonde o casal cristão, junto com os filhos vivam uma relação de verdadeira família cristã, com relações novas, ditadas pela vida nova que Cristo trouxe em razão de nosso batismo. Uma verdadeira igreja doméstica.

Jesus cura a sogra de Pedro. Esse gesto carinhoso de Jesus mostra o que na verdade Ele é: Pastor de almas, a abeirar-se dos leitos de muitos homens e mulheres que estão doentes e deitados sem forças para levantar a cabeça e, com novo ânimo, porem-se a serviço uns dos outros. Aliás, como fez aquela mulher, agora revigorada e curada, como que a agradecer pela vida nova que recebera, tem a necessidade de retribuir em forma de caridade e amor.

Jesus também faz-nos entender que muitas doenças, diferentemente do que o conceito social trazia, não era por forças do mal, mas, sim, por causa do poder opressor, falta de carinho, de amor, de ternura, de paz, de justiça, de reconciliação, de diálogo, falta de Deus na comunidade família e na sociedade em geral.

Queiramos ser também nós construtores de uma nova sociedade pautada na vida nova trazida por Jesus. Que assim seja!

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).