João 3,16-21

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 26-4-2017 – Quarta-feira.

João 3,16-21 – “DEUS AMOU TANTO O MUNDO, QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE NÃO MORRA TODO O QUE NELE CRER, MAS TENHA A VIDA ETERNA”.

O versículo mais profundo de todo o Novo Testamento: o amor de Deus pelo homem é tão grande, que Ele não quer que ninguém se perca por causa dos nosso pecados.

Ele não poupou seu próprio Filho, Deus mesmo, segunda Pessoa da Trindade Santa. Jesus veio a este mundo, fez-se gente como nós, anunciou as verdades eternas, morreu na cruz, ressuscitou, enviou-nos o Espírito Santo, e está vivo para sempre.

Esse “Deus amou tanto o mundo” é o Deus Pai Criador. É o “Abbá”, “Paizinho”, revelado por Jesus. Aquele do qual Jesus revelou a própria glória, dele viemos, nascemos e somos.

O amor do Pai é a fonte primordial da qual flui a redenção. Atentemos bem do que São Paulo nos ensinará: “Deus (o Pai) demonstra o seu amor para conosco porque, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós, e ainda: Deus não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por nós” (Rom 8,32).

Deus Pai prova o seu amor por nós fazendo morrer seu próprio Filho?! Não conseguimos entender, por isso mesmo, reverentes o adoramos. O próprio Jesus nos disse: “Pai Santo, o mundo não te conheceu” (Jo 17,25).

Aquilo que conhecemos de Deus, uma centelha de sua realidade, foi-nos revelado por Jesus, e Jesus nos ensinou e nos autorizou a entender que Deus é Pai, melhor, “Abbá”, “Paizinho”. E nós obedientes oramos: Pai-nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino...

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).