João 16,29-33

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 29-5-2017 – Segunda-feira.

João 16,29-33 – “EIS QUE AGORA FALAS CLARAMENTE E NÃO USAS MAIS FIGURAS”.

Tudo vai se clareando na mente e no coração dos discípulos. Jesus, para eles, vai se tornando aquilo que Ele realmente é: O Senhor, o Messias, enviado ao mundo como o Filho de Deus. Acreditar nisso é condição fundamental para podermos crescer na fé. É a nossa salvação ou não que está em jogo: “Crê no Senhor Jesus e será salvo você e sua família” (At 16,31).

Nunca é tarde para chegarmos ao grau de entendimento das coisas sagradas. Os Apóstolos demoraram muito para entender aquilo que estava além do mensurável e do que é humano. Foi o Espírito Santo que os fez com que eles entendessem. Aliás, é o Espírito Santo que faz com que nós entendamos e cresçamos na fé.

Chega uma hora em nossa vida, se estivermos à procura da verdade, e se quisermos aceitar, em que as coisas tornem-se mais claras para nós. Entraves e dificuldades não nos faltam e não nos faltarão.

Não é que Jesus não falava claramente sempre, é que os ouvidos dos que ouviam nem sempre estavam prontos para colherem e entenderem a plenitude as revelações do céu. Por isso, Jesus vai falando com toda a plenitude da verdade, mas somente, pouco a pouco, é que os discípulos vão captando em plenitude toda a totalidade da mensagem cristã.

(Pe. Mauro Zandoná, MSdP).