Jo 8,1-11.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 3-4-2017 – Segunda-feira.

João 8,1-11 – “MESTRE, ESTA MULHER FOI SURPEENDIDA EM FLAGRANTE ADULTÉRIO”.

Seria isso mesmo? Não duvido que aqueles homens que estavam condenando aquela mulher não fossem os próprios responsáveis pelo adultério dela! Também não quero julgar nem condenar. Somente quero que não fiquemos no simples relato em si, mas, alarguemos mais em nossa reflexão. Sim, porque, jogar pedras é fácil. Julgar e condenar é fácil. Onde estão as pessoas do flagrante adultério? Cadê o homem que cometeu adultério com ela? Tinham que tê-lo trazido também em público, já que queriam fazer justiça! Mas não. Somente a mulher é apresentada naquele vexatório e vergonhoso julgamento.

Como é próprio de Jesus, Ele acolhe os injustiçados e começa a escrever na areia. Sim, na areia, porque nossos pecados devem ser escritos na areia, para ser apagados com facilidade na santa confissão!

“Eu também não te condeno. Vai e não peques mais”! Que libertadoras palavras de Jesus. Que som maravilhoso naqueles ouvidos machucados daquela mulher.

Diz o evangelho que todos se retiraram, um após o outro, a começar pelos mais velhos.

Ore assim: “Senhor, dá-nos a graça de sermos livres de qualquer acusação, julgamento e condenação, e que jamais sejamos vítimas de qualquer calúnia. Esteja sempre ao nosso lado para nos defender, Jesus”. Amém.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).