Habacuc 1,2ss

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 2-10-2016 – Domingo.

Habacuc 1,2ss – “SENHOR, ATÉ QUANDO CLAMAREI SEM ME ATENDERES? ATÉ QUANDO DEVO GRITAR A TI: VIOLÊNCIA, SEM ME SOCORRERES?”.

Mesmo que não veja, à primeira vista, socorro pelos meus clamores, continuarei clamando, Senhor! Ainda que continue gritando, aparentemente sem que me ouças, mesmo assim continuarei gritando a ti, Senhor! Porque entendi: “A quem nós iremos? Que caminho iremos tomar?! Só tu tens resposta e alento para tudo” (cf. Jo 6,68).

Há uma diferença em ter resposta para todas as coisas, e em confiar em Ti e ser totalmente teu, meu Deus! O grito e a esperança da humanidade é de alguém que não se conforma (no bom sentido) com o que é mal. Recusamos a pensar que o mal vencerá. Se não compensa fazer o bem, então que sentido tem nossas ações? Jamais queremos o mal pelo mal. Mesmo quando optam pelo mal, imaginam que será um bem.

Por causa do pecado, não conseguimos ver além dos atos, nem a curto e nem a longo prazo, e daí, vai se multiplicando em erros e, graças a Deus, há muito mais bem do que mal no mundo. O problema é que o bem é feito em “varejo” e o mal vem por “atacado”.

O bem está organizado em pequenos gestos de bondade, enquanto o mal é mais escandaloso e às vezes parece sobrepujar o bem. Mas não é verdade. Façamos sempre o bem e não colaboremos para a progressão do que é nocivo e mal.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).