Entrevista a Giácomo Cusmano

Publicado por: Paróquia São Marcos

Entrevista a Giácomo CusmanoMe arrisco a fazer uma entrevista ao Bem-Aventurado Giácomo Cusmano, não por meios mediáticos ou de visões, mas por meio da minha imaginação, conhecendo bem o Pe. Giácomo.

- Bem-aventurado Fundador, queria saber, antes de tudo, como o senhor foi acolhido no céu depois da sua morte?

Não esperava tanta luz, tanta harmonia, tanto louvor, tantos aplausos. O louvor e os aplausos, porém não eram para mim, mas para o bom Deus misericordioso para com todos que são misericordiosos nesta terra.

- Certo o senhor foi um pai misericordioso com todos, merecia ser premiado por Deus!

Não foi como prêmio pelos meus méritos que fui recebido direto no Paraíso, mas porque é eterna a misericórdia do Senhor. De fato toda vez que uma nova pessoa á recebida no céu, é cantado um salmo parecido ao 117. Reporto algumas partes deste salmo:

Dai graças ao Senhor, pois ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia.

A casa de Israel pode dizê-lo, eterna é a sua misericórdia.

A Igreja Católica pode dizê-lo, eterna é a sua misericórdia.

A Igreja Evangélica pode dizê-lo, eterna é a sua misericórdia.

Todas as Igrejas Cristãs podem dizê-lo, eterna é a sua misericórdia.

Os Muçulmanos podem dizê-lo, eterna é a sua misericórdia.

Todos os homens misericordiosos podem dizê-lo, eterna é a sua misericórdia.


Desculpa a minha curiosidade, mas queria saber também o que aconteceu no céu no dia 30 de Outurbro de 2003, dia da sua beatificação?

Foi um dia especial, olhávamos todos vocês presentes na celebração da beatificação, acontecida em Roma para elevar sobre os altares o sacerdote trinitário Domingo do Santíssimo Sacramento, o frei capuchinho Jeremias de Valacchia e a mim. Não foi um dia de mais felicidade, porque a nós só Deus nos basta, mas de mais empenho para ajudar do céu, aqueles que nos veneram na terra e querem empenhar-se pelo Reino de Deus.

Ainda mais uma pergunta: O que deseja de nós Sacerdotes, Irmãos, Irmãs e Leigos do Bocado do Pobre?

Quero que seriamente sigam a pequena regra que vos dei quando eu estava ainda na terra. Regra essa que é a seguinte: Estar a presença de Deus, ver em todos a imagem de Deus, receber tudo das nãos de Deus, fazer tudo pela glória de Deus e contemplação na atividade, e principalmente de não vos esquecer de ir ao encontro de toda pessoa que sofre, ajudando-a, animando-a, servindo-a, fazendo de tudo para que o seu sofrimento seja diminuído ou eliminado. “Lembrai-vos da caridade que Jesus tem para com as almas e correspondei ao seu amor. Ele quer ser amado por vós, com amor ativo e constante, em cada Pobre, em cada enfermo, em cada pessoa que sofre e necessita da vossa ajuda”. (Beato Giácomo Cusmano, o Bocado Espiritual, 09/07).