Eclesiástico 48,1-11.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 10-12-2106 – Sábado.

Eclesiástico 48,1-11 – “O PROFETA ELIAS SURGIU COMO UM FOGO E SUA PALAVRA QUEIMAVA COMO UMA TOCHA”.

Elias teve uma função única na História bíblica. Ele é um zeloso defensor da fé monoteísta do povo de Israel.

O trecho do eclesiástico que se lê hoje na Liturgia exalta as glórias deste grande profeta. Esta leitura é colocada aqui hoje neste tempo do Advento, porque Elias é como o precursor do Messias, tal qual João Batista. Aliás, ambos, possuem uma relação íntima de carisma.

Elias é um homem de oração, homem do silêncio, da mais total entrega à vontade de Deus. Ele é sacerdote e profeta, como João Batista, anuncia Jesus presente em nossa História. Assim quer a Liturgia de hoje exaltar a figura maravilhosa deste personagem comum atuante na História das três religiões monoteístas: judeus, islamitas e cristãos.

Somos a Igreja de Jesus, santa e católica, que não esquece seus heróis, e modelos maravilhosos de fé. Espelhemo-nos neles e de modo especial hoje em Elias, dando também testemunho de Cristo, mesmo que não digamos uma palavra sequer.

Somos convocados a demonstrar nossa fé e esperança Naquele que é a razão do nosso existir: Jesus, nosso Senhor e salvador. Aquele que veio para iluminar a face da terra, e que Elias e João Batista já apontaram que está no meio de nós.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).