Dízimo V

Publicado por: Paróquia São Marcos

Quais são os fundamentos do Dízimo?

Para justificar a necessidade de contribui com o Dízimo, podemos indicar quatro fundamentos distintos, que são: bíblico, teológico, comunitário e pastoral.

Fundamentação Bíblica: A fundamentação bíblica está bem clara na Sagrada Escritura. O Dízimo é um mandamento, uma expressão da vontade de Deus a todo o seu povo, quer no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento. A palavra dízimo tem origem na contribuição legal da décima parte dos bens das tribos de Israel para o sustento dos sacerdotes, órfãos e viúvas (cf. Dt, 27-29; Nm 18, 26-28). No Novo Testamento a contribuição deixou de corresponder precisamente ao valor de 10%, e tornou-se o cumprimento do mandamento do amor, posto em prática pela partilha alegre e generosa (cf. Atos 11,27 e SS.; Rm 12, 13; 15,26; 1 Cor 16, 2-3; 2 Cor 8, 12 e SS.). Eis alguns textos, qu irão nos ajudar nesta reflexão, mostrando que o termo Dízimo evoluiu na compreensão do povo de Deus:

“Todos os dízimos da terra são propriedades do Senhor... São coisas consagradas ao Senhor” (Lv 27,30).
“Tragam o Dízimo ao templo do Senhor, para que haja alimento em minha casa” (Mi 3,10).
“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo” (Jo 15, 12).
“Cada um dê conforme o impulso do seu coração, não dê de má vontade ou constrangido, pois Deus ama a quem dá com alegria”(2 Cor 9,7).

Fundamentação Teológica:
A fundamentação teológica do Dízimo baseia-se no plano de Deus. E tem sua origem no Antigo Testamento, onde o povo reconhece que tudo vem de Deus, a vida, o trabalho, os bens materiais, etc... Não existe Dízimo sem ligação com Deus. É algo que vem d’Ele e volta para Ele através das mãos do homem, impulsionadas pela fé, como reconhecimento de que tudo o que temos e somos a Ele pertence e sem Ele nada temos e nada somos. As virtudes da fé, esperança e caridade são dons gratuitos de Deus. O sinal de que efetivamente recebemos esses dons sobrenaturais se revela em nossa vida, em nossas atitudes. Quem tem fé, acredita na Palavra de Deus segundo a qual todos os irmãos vivam dignamente e ama seus irmãos em concreto, oferecendo sua colaboração para que as suas necessidades sejam satisfeitas de modo organizado.

Fundamentação Comunitária: O terceiro fundamento do Dízimo é o comunitário. A comunidade é uma família do povo de Deus, onde se testemunha o Cristo pela vivência da fraternidade como expressão de fé. A comunidade verdadeira se ama e se ajuda. Por isso, todos são responsáveis por tudo o que acontece nela. A Igreja não é um conjunto de pessoas alheias umas às outras. Se assim fosse, não seria uma comunidade unida. O povo de Deus que é a Igreja está organizada, sua missão é exercida por pessoas que exercem funções em benefício de todos. A comunidade de fé está no mundo e por isso se organiza de modo humano. O retrato de uma comunidade verdadeira está em Atos dos Apóstolos: “Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um” (At 2, 44-45). Que lindo exemplo que cada um de nós deveríamos seguir. Você que é católico, vem à Igreja todos os domingos e não contribui com o Dízimo, gostaria de ver a sua comunidade funcionar bem? Então, retribua e faça com alegria e amor.

Fundamentação Pastoral: O quarto fundamento do Dízimo é o pastoral, a evangelização. A atividade pastoral gera despesas com atividades missionárias em geral, salário dos missionários que estão a serviço das comunidades, ajuda às paróquias e comunidades pobres em locais distantes, em outras regiões do país. Jesus fala sobre o trabalho dos evangelizadores e defende os seus direitos: “O trabalhador merece o seu sustento” (MT 10, 10). São Paulo também afirma: “O ministério do culto viva do seu ministério” (1Cor 9, 13-14).


O Dízimo é uma pastoral. A catequese, a formação dos jovens, a preparação dos agentes de pastoral, coordenadores e líderes comunitários, as diversas atividades que desenvolvem os dons e os colocam a serviço de Deus e dos irmãos, dependem de recursos materiais. O Dízimo é quem fornece estes recursos. O Dízimo ajuda a construir a Igreja viva.