CATEQUESE DE ADULTOS

Publicado por: Paróquia São Marcos

Jesus Cristo disse: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi.”(Mat. 28,19-20).

A finalidade da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho; levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz a entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação na sua missão. (DNC – 43)

A Catequese de Adultos hoje é:

• Uma necessidade urgente; devido o grande número de pessoas que evadem da caminhada normal de catequese, casos de troca de religião, liberdade religiosa, e outros tantos casos diferentes.

• Uma grande responsabilidade; sendo adultos e com deficiência na caminhada de fé, o primeiro passo deve ser o desejo e a responsabilidade pessoal do catequizando adulto de preparar-se, celebrar e assumir sua vida cristã.

• Uma autenticidade de fé; a Igreja (povo de Deus) deve ser formada de pessoas conscientes e praticantes. E não “católicos” de nome.

Por isso a Catequese de Adultos em nossa paróquia vem tomando um caminho que tem:

1. Base espiritual: na Sagrada escritura, na Doutrina Católica e na Tradição da Igreja, levando à uma profunda experiência de Deus através dos Sacramentos na vida pessoal e comunitária.

2. Estrutura:

• Há uma coordenação e grupo de catequistas preparados para atender casos diferentes na Matriz e comunidades.

• Há um grupo fixo na Matriz, todos os domingos às 9hs na sala de catequese.

• A catequese pode ter início em tempo diferente durante o ano, e só celebrar os sacramentos, se não houver impedimentos, quando concluir os encontros.

• Destina-se a adultos em casos especiais (cada caso é avaliado na primeira entrevista)

• O cronograma tem 35 encontros e é necessário 100% de participação (iniciando em março, tem a duração de um ano)

3.Objetivo:

• Vivência sacramental.

• Participação plena na vida da comunidade paroquial.

Portanto, você que precisa regularizar sua situação matrimonial (amasiado); deseja casar-se e falta qualquer um dos sacramentos; não celebrou os sacramentos de iniciação cristã em tempo e idade adequados ou outro caso especial...Procure-nos...desejamos te ajudar!

Faça sua inscrição na secretaria da Matriz. A catequese inicia-se em 11/03/2007 às 9hs na sala de catequese da Matriz.

Maiores informações, 3338-1903 – Ir. Maria.