Adolescente

Publicado por: Paróquia São Marcos

AdolescenteAlgumas vezes, você se perguntará o que é normal na adolescência e se o que você sente, ou o que está passando por sua cabeça, passa aos outros também. Para saber se é normal ou não o que está acontecendo, vamos resumir algumas das características especiais da adolescência:

À procura de você mesmo e de sua identidade: Introspecção. Agora, vai ter uma procura no interior de sua pessoa. Encontrar-se a si mesmo é saber que você pode ter o controle de si. Uma das tarefas principais é formar um autoconceito que, pouco a pouco, irá se integrando às idéias que os outros têm de você. Também implica integrar seus valores, o passado e sua experiência de vida.

Tendência grupal: Na adolescência é normal procurar um grupo que lhe proporcione segurança e estima pessoal. Durante esta etapa, você tem uma tendência a seguir a moda, costumes, vocabulário e outras coisas que rolam em seu grupo de amigos.

Necessidade de fantasiar: Sonhar acordado é uma característica especial da adolescência, isto lhe permitirá ter um reajuste emocional, isto é, acomodar seus sentimentos e emoções. Também é um mecanismo de defesa: quando você já não souber o que fazer ou sentir que está vivendo uma situação crítica, o que lhe resulta melhor é sair da realidade.

Crise religiosa: Nesta fase, você apresenta uma tendência a racionalizar tudo o que pensa, portanto, questiona todos os valores religiosos e pode até mesmo chegar a pensar que Deus não existe, além de que todas as ideologias que pareçam modernas ou avançadas chamam mais a sua atenção.

Desorientação temporânea: Na adolescência, é normal viver no presente, tudo é urgente, NADA pode ser deixado para depois. Por este motivo, você deve desenvolver a capacidade de espera e – sobretudo – criar um projeto de vida.

Despertar do instinto sexual: Ao descobrir e ir aceitando sua sexualidade, você iniciará a procura de um namorado ou namorada, ou pelo menos vão lhe chamar mais atenção as pessoas do outro sexo. Também aparece o famoso “AMOR À PRIMEIRA VISTA”, mas isso não passa de uma simples atração pelo sexo oposto.

Todas estas coisas são normais, ou seja, é comum que a maioria dos adolescentes passe por isso, então você não é um BICHO RARO, simplesmente está passando por uma mudança.