Adolescência

Publicado por: Paróquia São Marcos

Como você sabe, durante a puberdade e a adolescência, acontecem muitas mudanças físicas e psicológicas em nosso corpo e mente. Na maioria de nós, estas mudanças físicas estão acompanhadas por mudanças emocionais, um exemplo muito claro é que nos sentimos muito orgulhosos e contentes com o fato de que estamos nos tornando adultos, mas junto com estes sentimentos positivos, também experimentamos sentimentos menos maravilhosos. Não é raro se sentir melancólico, deprimido, muitas vezes sem ter um motivo aparente. Uma parte de que você tenha este tipo de sentimentos é responsabilidade dos novos hormônios que nosso corpo produz nesta idade e que afetam nossas emoções.

Nosso corpo e nossas emoções precisam de algum tempo para se adaptar a estas novas mudanças, inclusive também nossa própria vida e, algumas vezes, isto pode parecer esmagador e faz com que nos sintamos inseguros, ansiosos ou deprimidos. É completamente normal ter este tipo de sentimentos. Saber que outros adolescentes de sua idade sentem a mesma coisa não vai trazer um alívio imediato, mas ajudará você a saber que não está sozinho e que não é o único que passa por estas mudanças.

A idéia de ser mais adulto e independente pode resultar um pouco ameaçadora, pode haver ocasiões em que temos a impressão de que as pessoas que nos rodeiam, especialmente os pais, impedem que aconteça este desenvolvimento, mas não significa necessariamente que tanto você como seus pais estejam tropeçando em problemas da puberdade e não podem superá-los bem, até pensar que vamos ter conflitos com os pais que vão levar a uma guerra total. No começo da adolescência, você ainda é dependente de seus genitores, mas, com o passar do tempo, vai se estabelecendo um novo relacionamento e você chegará, no futuro, a ser totalmente independente. No entanto, esta mudança no relacionamento, na qual você passa de dependente a independente, geralmente não acontece sem dificuldades e, boa parte da raiva, tensão e outros sentimentos negativos que podem surgir têm a ver com estas mudanças.

Também o relacionamento com nossos amigos muda e estas mudanças podem causar sentimentos de insegurança, depressão e confusão, é muito provável que você comece a ter novos amigos e passe a ver os velhos amigos de infância cada vez menos. Romper antigos laços de amizade e estabelecer novos nem sempre é fácil, muitas vezes nos sentimos participantes de um grupo e isto nos ajuda a ser aceitos, menos inseguros e menos sozinhos; mas, outras vezes, ser aceitos por uma turma se torna complicado e você poderia experimentar uma sensação de solidão ou de não querer fazer o que os outros fazem, ou até mesmo achar que é obrigado a agir de certa forma. Outras das mudanças importantes que são experimentadas nesta fase da vida é, com certeza, a atração e o relacionamento com o sexo oposto. De repente, tudo mudou; podemos nos apaixonar por alguém e isto pode ser divertido ou doloroso.

A passagem para o estado adulto está cheia de experiências de todo tipo, muitas mudanças físicas, mudanças de vida, alterações em nossas relações, com nossos pais, amigos e com o sexo oposto; todas estas mudanças você terá de enfrentar e experimentar em maior ou menor medida e serão parte de sua vida, de sua pessoa, da maravilha de se transformar em homem ou mulher.