É Páscoa....

Publicado por: Paróquia São Marcos

É Páscoa, a Páscoa do Senhor... Não figura, não história, não sombra, mas a verdadeira páscoa do Senhor... Verdadeiramente, ó Jesus, livrastes-nos da grande ruína e nos estendestes as paternas mãos. Sob vossas paternas asas nos ocultastes. Vosso sangue divino derramastes na terra, para cumprir vossa aliança cruenta e cheia de amor pelos homens. Afastastes de nós as ameaças da ira do Altíssimo e nos restituístes a primitiva paz com Deus... Ó vós, que sois verdadeiramente só entre os sós e todo em todos! Acolham os céus o vosso espírito... mas o vosso sangue, possua-o a terra...

Ó Páscoa divina, que desces do céu à terra e da terra sobes, de novo, ao céu!... De todos és alegria, honra, alimento, delícia. Por ti foram dissipadas as trevas da morte, a todos estendeu-se a vida, abriram-se as portas do céu. Mostrou-se Deus como homem e o homem foi feito Deus...

Ó Páscoa divina, o Deus do céu, na sua generosidade, agora se une a nós no Espírito: por meio dele encheu-se a grande sala das bodas, e trazem todos a veste nupcial... Já não se apagarão as lâmpadas da alma. De modo divino e espiritual, em todos brilha, no corpo e na alma, a luz da graça, alimentada pelo óleo: Cristo.

Suplicamo-vos, ó Senhor Deus, Cristo, Rei eterno dos espíritos, estendei as divinas mãos sobre vossa igreja, povo santo, sempre vosso! Defendei-o, guardai-o, conservai-o, e todos os inimigos combatei, derrotai-, submetei... Concedei-nos cantar com Moisés o cântico da vitória, porque vossa é a glória e o poder nos séculos!

S. Hipólito de Roma, Das Orações dos primeiros cristãos, 44

Ó Cristo ressuscitado, convosco também nós devemos ressuscitar. Desaparecestes das vistas dos homens e devemos nós seguir-vos. Voltastes para o Pai, e devemos agir de modo que vossa vida “seja escondia convosco em Deus”... Dever e privilégio de todos os vossos discípulos é, ó Senhor, serem exaltados e transfigurados convosco! Privilégio nosso é vivermos no céu com o pensamento, tendências, aspirações, desejos e afetos, embora estejamos ainda na terra... Ensinai-nos a “buscar as coisas do alto” (Cl 3,1), testemunhando que vos pertencemos, que o nosso coração ressuscitou convosco e em vós está escondida a nossa vida.